terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

(...) E por falar em se acostumar...

Certo dia estava na rua e passou do meu lado um caminhão de lixo. Neste caminhão estavam lixeiros pendurados, o cheiro que ficou pairando no ar era quase insuportável, fiquei olhando aquele caminhão ir embora e pensei - Como é que será que eles aguentam este cheiro durante o dia inteiro? Alguns minutos depois a conclusão veio em minha mente como "mágica", é claro... eles estão tão acostumados ao mesmo cheiro todos os dias, acostumaram-se e nem percebem, enquanto nós que não estamos acostumados sentimos aquele forte cheiro de lixo e chorume.
Comecei a pensar em umas certas analogias da vida enquanto caminhava...
Muitas vezes nós, seres humanos nos acostumamos tanto com certas coisas não boas e m nós mesmos que acabamos achando isso normal, pessoas vem nos falar e tentam nos mostrar, mas já estamos tão acostumados que desdenhamos qualquer sinal e o "cheiro de lixo" se torna normal para nós mesmos. Então qual a solução?
Afastar-se de si mesmo para "sentir o cheiro", ver o que está errado e o que precisa melhorar. Nós seres humanos nos acostumamos facilmente com qualquer coisa.
Nos acostumamos com as coisas ruins, nos acostumamos com a dor, nos acostumamos em tratar mal, nos acostumamos em estar sempre certos, nos acostumamos com os cheiros, sabores horríveis e quando menos percebemos,  nos acostumamos ao veneno.
Tudo isso é relativo, certo? Pode até ser, mas só é relevante quando uma vez analisado.
Olhei para mim e pensei que era hora de parar analisar com o que eu estava acostumado e se não fosse bom para mim e para as pessoas ao meu redor...era hora de mudar.