terça-feira, 7 de novembro de 2017

A Física da Busca

Estava arrumando a mala para mais uma viagem (sim esse "garoto" que escreve aqui é um ser que viaja como o vento), ouvindo minha playlist como sempre, com a janela aberta (da casa, da alma e do coração),pensando no que nós seres humanos buscamos.
Uns buscam dinheiro, outros fama, sucesso, alguns ainda buscam de uma certa maneira se libertarem do passado, outros ainda buscam a famosa liberdade (seja ela de expressão, intelectual, espiritual ou física) e nesse emaranhado de pensamentos fiquei pensando: O que eu busco?
Levando em consideração que para mim dinheiro, fama, sucesso, são consequência, descarto essa possibilidade. A liberdade é algo que conquistei há muito tempo também, após enxergar a vida de outra maneira e sendo assim, ela estaria descartada pois já anda comigo e antes que você possa pensar e me entender mal, liberdade para mim não é a famosa esbórnia, liberdade para mim é você pensar por você mesmo e ter convicção que é verdadeiro .
Mais uma vez caio no amor.
O amor verdadeiro para mim é o que governa a vida, é o que me faz respirar e acredito que seja assim com boa parte das pessoas que muitas vezes não se "atentam" para isso. Começo então meu desenvolvimento de atração que vai muito além da atração física. Acredito que tudo começa pela lei da atração do que se busca e isso é mais real que você possa pensar. Ficar de braços cruzados esperando que caia do céu é algo que não acredito, a não ser quando é chuva. No dia a dia recebo amor das pessoas que são minhas amigas, de pessoas do meu trabalho, da minha família, dos meus alunos...enfim, de muitas fontes, porém não é desse amor que falo e eu sei que você sabe disso. rs
Muitas vezes usamos essa lei de forma inconsciente, traçamos planos e demarcamos tempo espaço os quais sinto em te informar que não são demarcados, pensamos com o "consciente ilusório" que estamos certos do que queremos mas ao mesmo tempo com o subconsciente levantamos outdoor do que realmente necessitamos. E sem dar atenção a isso ficamos tão perdidos quanto "minhocas em alto mar".
Então, começa a tocar em minha playlist uma música chamada "Song for Someone" do U2 e o refrão desencadeia uma reação de pensamentos que me fazem aumentar o volume e cantar em alto e bom som a letra que diz:  "If there is a light you can always see and there is a world, we can always be
If there is a dark that we shouldn't doubt and there is a light don't let it go out. And this is a song
a song for someone" (Se há uma luz você sempre pode ver e há um mundo que sempre podemos estar
Se há uma escuridão que não deveríamos duvidar e há uma luz não deixe escapar. E esta é uma canção uma canção para alguém" E nessa catarse individual, o sol abre em minha janela e as nuvens começam a dissipar deixando que os raios cheguem até meu quarto. Lembro então da "Física da Busca" do Livro Comer, Rezar e Amar da escritora Elizabeth Gilbert , desço então até a sala para procurar este livro e relembrar esta interessante lei. Pego o livro e copio aqui este trecho que desde os mais "machões", aos mais sensíveis deveriam saber. Ou melhor... deveriam ler o livro e se tiver preguiça, assistam o filme, ou faça os dois porque vale a pena.
Enfim, vamos a física da busca que aparece no trecho final do livro e do filme e não entre em pânico, de longe não é um spoiler...rs

"No final, comecei a acreditar em algo que chamo de “Física da Busca”. Uma força da natureza regida por leis tão reais quanto a lei da gravidade. A regra dessa “Física da Busca” é assim: se você tiver coragem de deixar para trás tudo o que lhe é familiar e que lhe conforta – que pode ser a sua própria casa ou velhos rancores – e embarcar em uma jornada em busca da verdade, seja ela externa ou interna; se estiver disposto a considerar que tudo que lhe aconteça nessa jornada como iluminação e aceitar todos que vier a conhecer nessa estrada como um professor; e se estiver preparado para enfrentar – e principalmente perdoar – algumas das duras realidades sobre si mesmo… Então… A verdade não lhe será negada!" 

As 10:19 da manhã, abro um sorriso e respiro esse ar gelado que entra por aqui agora nesta primavera dinamarquesa de Curitiba e reforço a deia de estar no caminho certo.
Hora de continuar cumprindo a agenda do dia.
Hora de continuar cumprindo a física da busca, quem sabe o que eu busco (consciente ou inconscientemente), não está muito mais perto que imagino... serve para mim, serve para você, serve para todos nós.
Hora de seguir o trecho sabendo que é " melhor viver o seu próprio destino de forma imperfeita do que viver a imitação da vida de outra pessoa com perfeição.  Então vivo a minha própria vida por mais imperfeita e atabalhoada que ela possa parecer, ela combina comigo, de alto a abaixo."