terça-feira, 11 de outubro de 2016

A culpa é de quem?

Vivemos em dias onde as reclamações pela falta de felicidade se tornam constantes, se tornando a palavra culpado quase um sinônimo de: outra pessoa, falta de dinheiro para fazer ou ter aquilo que gostaríamos, falta de tempo, amor, negócios...Damos "nome aos bois" das coisas que nos deixam infelizes, mas esquecemos dos grandes culpados: Nós mesmos.
Criamos o hábito de culpar e colocar pesos indevidos onde não são para serem colocados, criamos o hábito de nos privar das culpas (in)devidas. Muitas vezes realçamos os próprios erros que cometemos e até os nossos acertos passam a ficar para trás e além de culpar os outros, culpamos nós mesmos. 
As coisas não dão certo no campo amoroso, de quem é a culpa?
Da outra pessoa que não sabe me amar. 
As coisas não dão certo no campo profissional, de quem é a culpa?
Das outras pessoas que são desleais que não reconhecem meu potencial fechando as portas e me desvalorizando.
As coisas não dão certo no campo das amizades, de quem é a culpa?
 Das outras pessoas que não me enxergam como uma grande amizade porque sou incrível.
As coisas não dão certo no campo familiar, de quem é a culpa?
Da minha família que fazem tudo errado e não enxergam que a minha visão é que a certa.
As coisas não dão certo no governo do nosso país, de quem é a culpa?
Dos políticos e governo que não sabem administrar.
E assim segue o bonde. Vamos culpando, culpando, culpando e esquecemos de todos os dias pela manhã de nos olharmos no espelho para a nossa própria cara. Tá, as pessoas se olham no espelho sim para não saírem mal arrumadas, mas se olham de uma forma superficial. O verdadeiro sentido da felicidade brota de dentro para fora. Enxergar nossos erros e tentar melhorar é o primeiro passo para a felicidade. Saber que não somos seres perfeitos, é o primeiro passo para a felicidade. Reconhecer que todos os humanos erram, é o primeiro passo para a felicidade. "Dar o braço a torcer" e voltar um pouco atrás (mesmo sabendo que pra frente é que se anda), é o primeiro passo para a nossa felicidade. Buscar Deus não no além, mas em todos os seres que vivem ao seu redor é o primeiro passo para a felicidade.
Buscamos coisas distantes (quase inatingíveis), culpamos e tacamos pedras no primeiro que aparecer, nossas próprias leis passam a ser invioláveis e não damos o "braço a torcer" que sempre temos muito a aprender... E assim patinamos na lama e, patinando na lama, damos vasão ao sentimento de
estagnação. Estagnados procuramos a culpa (e culpamos), tudo e a todos ao nosso redor e assim pelo medo de sermos felizes, perdemos a felicidade. Julgamos como se fossemos juízes e senhores soberanos do universo supremo (muitas vezes sem dó), não reconhecemos que somos seres falhos e até a falta da felicidade passa a não ser culpa nossa. Acredito que acabamos não reconhecendo, para não sermos reconhecidos. Já ouvi algumas vezes por aí "O que eu fiz para Deus para merecer isso?", até Deus acaba entrando na jogada para dividir a culpa. Engraçado né?!
Acredito sim que as outras pessoas, o dinheiro, a viagem que gostaríamos de realizar, pessoas que gostaríamos de estar, outras instâncias melhores de nossa vida tem parcelas para a ajuda da nossa felicidade. Por sinal parcelas bem pequenas pois a verdeira felicidade está dentro de você esperando para brotar e muitas vezes como maus jardineiros, ao invés de jogar apenas  um punhado de terra, um pouco de água e adubo, jogamos toneladas de terra, litros e litros de água para que ela morra de uma vez e depois dizemos aos 4 ventos: " A culpa pela minha infelicidade é sua". Não seria a hora de todos fazermos um curso de jardinagem?! rs
Mude, ainda há tempo e só o que é velho não se renova. E para ser velho não precisa ter uma idade avançada. Pois quem tem idade avançada é idoso e uma pessoa idosa, sabe que apesar da idade precisa continuar aprendendo nessa escola da vida, precisa continuar regando o seu jardim para que floresça a felicidade. Velho é aquilo que fica estagnado no tempo, enquanto o tempo passa e dali não sai. Velho é aquilo que acredita que só existe aquilo e sua verdade é única. Velho é aquilo que acredita que só ele não erra. Velho cheira mofo. Velho fica sentado reclamando vendo a vida passar. Velho não evolui.
Quer um conselho?
Não seja velho.
Seja sábio!
Fuja do que te faz mal e permita sempre aquilo que te faz bem!
E daí? Vamos ser felizes?
E daí? Vamos caminhar?
Deixe a flor brotar no teu coração e cuide para que ela não morra, cuide para que nasçam mais e mais flores, cuide para que os pássaros e as borboletas venham te visitar, cuide para que o perfume exale para longe, afinal o perfume das flores é algo incrível. E principalmente, cuide para ser feliz não se esqueça que tem um mundo inteiro à frente dos seus olhos te esperando para que você faça a diferença e mostre para você e para as outras pessoas que é possível ser feliz.
Que tal uma caminhada agora?
Te encontro por aí.