segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Escalada (a partir de uma conversa com um amigo)

Quem disse que ia ser fácil?
Há uma grande diferença de você chegar ao pico de uma montanha escalando, passando por diversas dificuldades e chegar ao mesmo pico de helicóptero.
No primeiro caso você irá se machucar, irá encontrar grandes obstáculos, irá se arranhar com galhos secos e pedras afiadas, porém chegando lá em cima você verá que valeu a pena!
No segundo caso você entrará no helicóptero ele irá decolar com você e irá pousar no pico. Neste caso você deixa de conhecer um caminho diferente, sentir o perfume da rocha se misturando ao mato. Deixa de ver os vários e vários ângulos diferentes antes de chegar ao pico. E caso o helicóptero quebre... você não saberá sair de lá.
A coisa mais bonita que o criador deste mundo nos deixou se chama: livre arbítrio. Pois você pode escolher sempre se quer ou não escalar sua montanha, chegar lá de helicóptero, ficar ali parado na metade do caminho ou ficar lá embaixo sem ao menos subir, somente imaginando como seria estar lá em cima.
Continuo escalando minha montanha. Tenho arranhões e escoriações pelo corpo que estão quase cicatrizados. As bolhas em minhas mãos que doíam muito no começo estão se transformando em calos. Sei que talvez me machuque um pouco mais, um pouco menos, ou talvez nem me machuque, porém quando olho para cima e vejo que não estou tão longe, ou olho para baixo e vejo o tanto que já caminhei, olho para o outro lado e vejo a paisagem, juro que meu peito se abarrota de esperança, suspiro e digo para mim mesmo:" Vamos garoto, tá vendo como vale a pena?!"
Um fato interessante é nunca esquecer quem está abaixo de você ou ficou para trás. Se alguma pessoa te pedir uma ajuda para chegar até você e continuar a escalada juntos, não hesite em jogar uma corda para ajudar. E caso essa pessoa seja você,  querendo uma ajuda para continuar subindo e chegar até a outra pessoa, não tenha medo e nem vergonha de pedir a quem está um pouco a sua frente (por algum motivo), d para te ajudar. Afinal, arrogância e o orgulho não levam em lugar algum.
A caminhada e a escalada são suas, a responsabilidade também, mas não esqueça que a experiência alheia ajuda muito. Seja para você ou para quem lhe pediu a ajuda.
Começo a semana com o peito mais uma vez abarrotado de esperança, com a cabeça lá longe e com os pés no chão da minha escalada. Com forças, energias renovadas e com a alegria de uma criança que ainda sabe que tem muito o que aprender.E caso necessite de ajuda, conte comigo, pois pedirei ajuda para você caso eu necessitar.
Boa escalada para mim e para você.