quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Viajando pelo rio para chegar ao mar.

Acredito que todos nós nascemos na beirada de um grande rio. Uns tem coragem de pular na correnteza, outros no entanto ficam sentados até partirem para a outra (vida), na margem deste grande rio. Alguns pulam neste rio e por causa dos caminhos tortuosos, resolvem se atracar na primeira ilha ou banco de areia que encontram e por lá ficam, enquanto não muitos continuam a descida do velho rio.
O trajeto deste rio não é nada fácil. 
Por ele encontramos galhos que nos arranham e furam, pedregulhos onde damos pancadas doloridas, sujeiras que são jogadas e nos cortam, perfuram, arranham, cachoeiras que muitas vezes acharemos que são impossíveis de passar para continuar neste rio, bichos que nos picam, pessoas (que se atracaram em alguma ilha, banco de areia ou na beirada do rio), que nos incentivarão dizendo que não devemos continuar para não nos machucarmos mais que nos contarão histórias de fantasmas e  pessoas que morreram tentando fazer este percurso.
Porém (pensei em escrever que a verdade é única, no entanto isto não seria certo, pois é a verdade que eu acredito), acredito que neste rio se estamos  dispostos a aprender, a enfrentar,  podemos alcançar o grande ápice desta história.
Aprender oque? Enfrentar oque?
Com as escoriações, aprender como desviar dos galhos, aprender a hora de dar braçadas e a hora de deixar a correnteza  levar, aprender a discernir as histórias que contarão ao longo do caminho, aprender como fazer para descer cachoeiras para continuar o percurso, aprender a enfrentar os medos, aprender a hora de mergulhar, aprender qual a hora de descansar, enfim... aprender e continuar.
Sendo assim durante o percurso  iremos nos machucar, mas não será sempre se estivermos dispostos a aprender com os erros que por ventura cometeremos no caminho, em algumas horas teremos que confiar de olhos fechados nas pessoas que encontraremos neste rio e que ja estão um pouco mais a nossa frente. Neste rio, caso estas pessoas nos passem confiança, poderemos seguir com elas e caso não, poderemos continuar nossa decida, afinal algumas dessas pessoas optam em se atracar em uma rocha, banco de areia ou margem do rio. Poderemos ajudar as pessoas que decidiram parar sua decida pelo rio e ficarem atracadas a continuarem, assim como poderemos ser ajudados se por ventura em alguma hora resolvermos atracar. Depende se você quer ajudar, se está disposto a ser ajudado ou se você vai achar que ali é seu lugar para sempre e não chegará ao mar, afinal não existem regras para isso.
O mais impressionante é que se mantivermos esta coragem, se mantivermos o discernimento, se mantivermos a vontade de realmente chegar em algum lugar, quando menos esperar estaremos desembocando no oceano, um lugar de infinitas possibilidades e poderemos galgar com êxito todos os demais obstáculos que vierem! 
Poderemos descobrir o que são as ondas, conheceremos uma verdadeira diversidade de coisas e viajaremos muito além do que imaginamos, e quando isto acontecer, olharemos para trás e diremos: Ufa, como foi bom chegar até aqui, o mundo é bem maior do que realmente imagino. E eu consegui.
Bem, eu continuo descendo meu rio onde ja encontrei várias pessoas. Algumas que ainda continuam descendo. Algumas que por escoriações, ou por acreditarem mais do que deviam nas pessoas atracadas se atracaram em algum lugar, algumas que resolveram acreditar que não existe oceano nenhum e algumas que nunca saíram de sua margem acreditando que o mar é ali.
Sei que talvez eu não esteja tão longe de chegar ao oceano, porém estou preparado para as coisas que ainda tenho que passar pois é lá, no oceano, que quero e  vou chegar.
Se você me pedisse um conselho eu lhe diria: não desista pois você também vai chegar lá! 
Não é fácil porém basta querer, acreditar e lutar. Uma boa viagem a todos que estão neste rio! 
Meu respeito aos que já chegaram neste oceano, minha lástima aos que desistiram da decida do rio, meu carinho aos que me ajudaram ou ajudam nesta viajem por este rio e minha solidariedade a todos que precisarem de minha ajuda.
Amor, respeito, perseverança, humildade e atitude, são palavras que no meu dia a dia, passam a ser (cada vez mais), transformadas em fatos reais, do que simplesmente em palavras usadas por se usar.