quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Tenha Cuidado!


Acabei de desligar o telefone.
Fiquei em uma ligação com um amigo exatamente 1h e 42 min. Ouvi e discuti vários fatos e como ele citou para que eu escrevesse sobre isso e como eu sei que ele é um assíduo leitor do meu blog, esta postagem vai para ele, para mim e para todos que quiserem... é o livre arbítrio imperando e isto é lindo.

Tenha cuidado com o que você pensa.
Tenha cuidado com o que você fala.
Tenha cuidado com o que você ouve.
Tenha cuidado com as conclusões precipitadas.
Se eu pudesse te dizer e me dizer algo neste exato momento, seria: Tenha cuidado com você, tenha cuidado com o outro, tenha cuidado com o próximo.
Muitas vezes ouvimos, ouvimos, imaginamos, condenamos e pela falta do "pensar" entre o ouvir e imaginar, julgamos e recriamos a nossa "Santa Inquisição".
Sim!
Não?
Então...
Tomando como exemplo e ponto de partida, começo falando de Giordano Bruno. Um filósofo que viveu no séc XVI e foi condenado a morte na fogueira pela inquisição por quê?
Porque defendia em seus livros que o universo é infinito povoado por milhares de estrelas como o sol e outros planetas. O que ele defendia é errado?
O que dizer então de Galileu Galilei que foi condenado a passar o resto de seus dias trancado, por defender os princípios da inércia e da lei dos corpos (idéia percusora da teoria de Newton a qual estudamos em física), e por defender Copérnico com a teoria do heliocentrismo, onde simplesmente é afirmado que o sol não se movimentava em volta da terra e sim a terra se movimentava em volta do sol e quebrando a teoria do geocentrismo de Ptolomeu e Aristóteles, que afirmavam que a terra era o centro do universo?
Sim, são fatos e realmente aconteceram! As pessoas que os condenaram nem se quer pararam para pensar, para analisarem realmente os fatos, raciocinar... Sem mais nem menos, muitas delas levados pelo pensamento de outros, os condenaram.
... Como é simples condenar, como é simples apontar os erros, como é fácil errar.
Sim, é muito fácil errar, somos seres humanos, seres inacabados e sendo assim somos passíveis de erros.
Conforme diz o antigo provérbio: " Errar é Humano".
Eu completo: reconhecer o próprio erro é digno, reparar o próprio erro é louvável e acreditar que quase nunca erramos e o nosso próximo é que está quase sempre errado é imbecilidade.
A partir desse ponto é que nos é dado o direito de querer evoluir ou não.
Não, não é fácil ter cuidado, digo que eu ainda estou aprendendo a duras penas. Não é fácil olhar no espelho "dentro dos próprios olhos" e assumir para nós mesmos os nossos erros. Porém... é bom. Nos conhecemos mais, no mínimo ficamos mais leves e passamos a ver muitas coisas com outros olhos. Com nossos próprios olhos!
Me desculpem as duras palavras, porém eu também estava precisando ler e talvez elas tenham sido mais dirigidas para mim do que para qualquer outra pessoa.
Não sou dono da verdade, apenas estou aprendendo a ouvir mais o meu próprio coração. Que nossos dias possam ser mais tranquilos e que possamos cada vez mais (como verdadeiros donos de nossa própria história), evoluir.